Mercúrio
Mercúrio é um astro repleto de curiosidades. Ele tende a ser muito negligenciado por quem estuda astrologia, porque as pessoas normalmente estão preocupadas com o que é muito maior do que elas e está fora da sua compreensão (Netuno e Plutão, por exemplo), e esquecem-se de olhar para coisas que são simples, porém importantes e muito ricas em significado.
Generalidades
Mercúrio está muito próximo do Sol, visto aqui da Terra pois jamais está a mais do que 28° de distância do Sol. Não chega a formar nem semi-sextil com o astro rei, realizando apenas conjunções. Na interpretação de Mercúrio, diz-se que quanto mais distante do Sol este planeta se encontra, tanto melhor, e de preferência que se encontre num signo diferente do signo do Sol.
A revolução de Mercúrio em torno do Sol, heliocentricamente falando, dura 88 dias. Para o observador terráqueo, este ciclo dura mais tempo, cerca de 116 dias, é o chamado ciclo sinódico. Da mesma forma que ocorre com Vênus, Mercúrio realiza com o Sol duas conjunções em cada ciclo sinódico. A conjunção inferior, que deflagraria o início do ciclo, quando Mercúrio está retrógrado e passa na frente do Sol, e a conjunção superior, com Mercúrio em movimento direto, ocorrendo a ocultação de Mercúrio. Dane Rudhyar deu duas denominações para Mercúrio, uma enquanto este tem sua aparição oriental, outra para quando sua aparição é ocidental.
Mercúrio Prometeu
Mercúrio prometeu é a denominação de Mercúrio quando este aparece como estrela matutina. Prometeu é uma palavra grega (Προμηθεύς) cujo significado é "premeditação", reflexão prévia. Na mitologia foi Prometeu quem roubou o fogo e o entregou aos homens. Assim, Rudhyar atribuiu essa denominação para o Mercúrio matutino ou oriental, por considerar que os nascidos sob esta configuração têm uma mentalidade mais avançada, progressiva. Por outro lado, Prometeu seria a mentalidade mais introvertida. Seria o tipo de mentalidade despreocupada com normas e tradições, despreocupada inclusive com o passado. A preocupação de um Mercúrio do tipo prometeu é a da preparação e antecipação para o futuro. Ele é o que pensa antes de agir.
Mercúrio Epimeteu
Mercúrio Epimeteu é a denominação de Mercúrio quando este aparece como estrela vespertina. Epimeteu era irmão de Prometeu e era casado com Pandora, por quem foi enganado. Seu nome significa “Segunda reflexão”, ele é aquele que age antes de pensar. Mercúrio Epimeteu está associado ao conservadorismo e ao tradicionalismo, a tudo o que confere certeza. Isso justifica o fato de ele só refletir sobre suas ações depois delas realizadas, uma vez que sua ação é baseada em suas certezas pessoais, sem as considerações e deliberações empregadas pelo Mercúrio Prometeu.
Como saber se o meu Mercúrio é Prometeu ou Epimeteu?
Procure na efeméride. Procure a conjunção de Mercúrio com o Sol que seja anterior ao seu nascimento. Todos os nascidos entre a conjunção de Mercúrio retrógrado com o Sol e a conjunção de Mercúrio direto com o Sol têm Mercúrio oriental em seus mapas, ou seja, Mercúrio Prometeu. Todos os nascidos entre a conjunção de Mercúrio em movimento direto com o Sol e a próxima conjunção de Mercúrio retrógrado com o Sol, tem Mercúrio ocidental, sendo assim, tem Mercúrio Epimeteu. Não entendeu ainda? Vou colocar um exemplo ilustrativo abaixo. Vamos brincar de ver quem vai nascer com Mercúrio prometeu e com Mercúrio Epimeteu no primeiro ciclo completo de Mercúrio do ano de 2008:
- No dia 06/02/2008 Mercúrio retrógrado faz conjunção com o Sol. Começa ali um novo ciclo sinódico de Mercúrio. Esta é a conjunção inferior 1.
- No dia 16/04/2008 Mercúrio está direto e forma uma conjunção com o Sol. Esta é a conjunção superior.
- No dia 07/06/2008 Mercúrio retrógrado faz conjunção com o Sol, fechando assim o primeiro ciclo e iniciando o segundo. Esta é a conjunção inferior 2.
- Os nascidos entre a conjunção inferior 1 e a conjunção superior, tem Mercúrio oriental em seus mapas, ou seja, tem Mercúrio Prometeu.
- Os nascidos entre a conjunção superior e a conjunção inferior 2 tem Mercúrio ocidental, ou seja, Mercúrio Epimeteu.
- No dia 16/04/2008 Mercúrio está direto e forma uma conjunção com o Sol. Esta é a conjunção superior.
- No dia 07/06/2008 Mercúrio retrógrado faz conjunção com o Sol, fechando assim o primeiro ciclo e iniciando o segundo. Esta é a conjunção inferior 2.
- Os nascidos entre a conjunção inferior 1 e a conjunção superior, tem Mercúrio oriental em seus mapas, ou seja, tem Mercúrio Prometeu.
- Os nascidos entre a conjunção superior e a conjunção inferior 2 tem Mercúrio ocidental, ou seja, Mercúrio Epimeteu.
Mercúrio Retrógrado
Nascer com Mercúrio retrógrado é bastante corriqueiro e não deve ser considerado como algo grave. A natureza individual será introvertida, e o sucesso no plano mental, caso desejado, certamente não será obtido de maneira usual. O pensamento deste indivíduo pode ser defensivo, ele pode temer ver suas ideias atacadas e assim evita expressá-las, especialmente se este Mercúrio retrógrado é também um Mercúrio Epimeteu. Ele provavelmente deixa passar batido vários detalhes e vive voltando atrás naquilo que diz, ou vive corrigindo aquilo que escreve. O raciocínio pode ser mais lento, ou cauteloso, isso vai depender do ponto de vista e também do prazo para a entrega deste pensamento.
Mercúrio e Lua como significadores do funcionamento da mente
Mercúrio possui uma relação muito íntima com o Sol, e sua relação com ele se assemelha com a relação entre a Lua e a Terra. É por esse motivo que esses dois planetas são tidos como significadores da mente humana. Ambos são meios pelos quais a energia do Sol é canalizada e transmitida.
Mercúrio está relacionado ao sistema nervoso, ao intelecto, à formulação das ideias e também a transmissão dessas idéias, seja escrita, verbal, mímica, facial, etc. A Lua esta relacionada com a recepção das idéias: Com a recepção do mundo de maneira geral, fala das nossas impressões, nossa capacidade de captar as coisas e de armazenar nossas impressões, a Lua fala da nossa memória.
Simbologia contida no ciclo anual de Mercúrio
O Ciclo de Mercúrio ao longo de aproximadamente um ano, da mesma forma que o ciclo de Vênus, produz uma figura interessante. Se tomarmos apenas as conjunções inferiores, ao longo de um ano teremos 3 conjunções que formarão um triângulo irregular. Uma análise da simbologia do triângulo associando cada tipo de triângulo a um elemento, segundo Platão, nos diz o seguinte:
-Triângulo eqüilátero: Água - (o triângulo perfeito) 3 ângulos de 60°
-Triângulo retângulo: Terra - 1 ângulo de 90° e 2 ângulos de 45°
-Triângulo isóscele: Fogo - 2 ângulos iguais e 1 único ângulo diferente, mas com valores não complementares, como ocorre no triângulo reto.
-Triângulo escaleno: Ar - (o triângulo imperfeito) todos os ângulos diferentes entre si.
Os triângulos formados no ciclo de Mercúrio são sempre escalenos, imperfeitos, segundo Platão, associados ao elemento Ar. Coincidentemente é o Ar o elemento da triplicidade de Mercúrio.Se levarmos em consideração as conjunções superiores de Mercúrio, temos novamente um triângulo escaleno, cujas conjunções ocorrem em signos que na maioria das vezes são da polaridade oposta a dos signos das conjunções inferiores.
Com mais este dado, obtemos a figura completa do ciclo de Mercúrio, um Hexágono irregular, ou seja, dois triângulos opostos. Esta é a figura da famigerada “estrela-de-David”. Bem, na verdade, para que uma estrela-de-david seja reconhecida pelo Inmetro, ela precisa necessariamente ser composta por um hexágono regular, o que não é o caso do hexágono de Mercúrio, que é um hexágono maleável, imperfeito, relacionado ao elemento Ar. De qualquer maneira, o hexágono simboliza a perfeição, o equilíbrio entre duas tríades opostas, tipo homem-mulher, dia-noite, etc. Vemos que isto está plenamente de acordo com a natureza de Mercúrio, o único planeta que é neutro, mutável e de natureza bissexual.
O que se deve observar no ciclo anual de Mercúrio?
Deve-se observar a casa onde ocorrem as conjunções superiores, quando Mercúrio está em movimento direto. Essas conjunções indicam muita movimentação nos assuntos da casa e dos planetas sobre os quais ela incide. Essa movimentação tende a ser fluídica.
Deve-se observar onde ocorrem as retrogradações de Mercúrio, e deve-se dar especial atenção para o ponto exato onde ocorrem os estacionamentos de Mercúrio, bem como a conjunção de Mercúrio retrógrado com o Sol. Mercúrio nessas situações trará atrasos e desentendimentos nas questões mercurianas que afetarem os assuntos referentes a casa e os planetas sobre os quais Mercúrio incide através de aspectos(aspectos exatos, diga-se de passagem).
(Elias Mendes Astrologia)
(Elias Mendes Astrologia)
Postar um comentário